Bacana: Fan edits

jar-jar-binks-copy1

Um ano depois do lançamento de Star Wars: A Ameaça Fantasma, circulava pelos camelôs e estúdios de Hollywood uma misteriosa e cobiçada fita VHS que ficou conhecida como The Phantom Edit. Era uma versão editada do decepcionante Episódio I, que eliminava os maiores problemas com o filme: nada de midichlorians, reações infantilóides de Anakin e quase tudo sobre Jar-Jar Binks.

O Editor Fantasma, como se denominou o responsável pela montagem (que depois se revelou Mike J. Nichols, profissional de edição), criou polêmica: afinal, que direito tinha ele de mexer com o trabalho de outro autor? A verdade é que o filme realmente foi melhorado pelos cortes feitos por Nichols, que assim abriu as portas para um novo hobbie underground: as fan edits.

São novas versões e edições de filmes, criadas por fãs. Todo tipo de mudança pode ser feita. O céu, e a imaginação, são os limites. Isso cria diversos pontos de vista de como um filme pode ser visto. Com todas estas diferentes versões editadas, você pode basicamente escolher o filme que melhor funciona pra você.

Essas versões alternativas de filmes nem sempre clássicos (como Fim dos Dias) demoraram um pouco para engrenar. Só foram “popularizadas” o bastante para formar uma verdadeira comunidade com o avanço de conexões banda larga (permitindo distribuição online, via Rapidshare ou Bittorrent) e o barateamento de ferramentas de edição não-linear.

Talvez por ter sido o pioneiro, A Ameaça Fantasma e as outras prequels de Star Wars são os mais editados. Na maior comunidade dedicada ao hobby, fanedit.org, há 89. Mas, claro, o site não se limita apenas à saga criada por George Lucas, e dispõe de conteúdo BASTANTE variado. Lá, os filmes são divididos em três categorias: True Fanedits, Extended Editions e Special Editions.

As Special Editions são materiais especiais de diversos tipos que não receberam lançamento oficial. Em sua maioria, são documentários de bastidores e making ofs, mas alguns projetos merecem destaque:

  • Alien Appendix 1, 2 e 3: Nada menos do que três discos de extras dedicados inteiramente a Alien – O Oitavo Passageiro. Alien Appendix inclui “Alien Evolution”, um documentário que está editado no DVD oficial e aqui aparece completo; um workprint, com cenas deletadas reincorporadas no filme; e uma variedade de featurettes raros.
  • 24 – The Missing Day: Um filme de 2 horas e 10 que conta a história do jogo para PS2 de 24 Horas, usando cutscenes e jogabilidade gravada. O DVD ainda vem com trailers do jogo e entrevistas com Carlos Bernard (Tony Almeida), Reiko Ailesworth (Michelle Dessler) e Elisha Cuthbert (Kim Bauer). Dá uma idéia de como seria um longa para cinema baseado na série.
  • Deleted Magic, Building Empire e Returning To Jedi: Sinceramente não sei como classificar essa trilogia. São cenas deletadas, entrevistas, notas de bastidores, imagens de making ofs, entre outras coisas, integradas aos filmes da série. Os dois últimos encontram-se inteiramente no YouTube. Dá uma olhada na primeira parte de Building Empire, pra dar uma idéia de como funciona a bagaça.
  • Dawn of the Dead Ultimate Edition #2: Essa edição especial de O Despertar dos Mortos-Vivos consegue superar de longe o Alien Appendix. O filme de George Romero já havia recebido um parrudo DVD quádruplo (lá fora, claro, porque não há sinal disso sair aqui), o Ultimate Edition. Esse segundo volume criado pelo fã Meedermow adiciona mais QUATRO discos dedicados à obra máxima de Romero. Oito discos para um só filme, e suas muitas versões diferentes? Acho que mais do que isso, só Star Wars.

Claro, tem muito mais Special Editions no site, mas isso já dá um gostinho da riqueza e raridade do conteúdo que você pode encontrar por lá. Por enquanto, vamos avançar para o campo das True Fanedits. É nessa hora que eu trapaceio e revelo que vou dedicar um post inteiro só para fanedits de Star Wars, porque tem coisa pra dedéu. Mas o fanedit.org ainda tem bastante coisa além disso. Algumas das True Fanedits dignas de nota:

  • Superman Redeemed: Basicamente é um mash-up de Superman III e Superman IV, com algumas cenas da versão do diretor do segundo filme. O resultado final pode não ser magnífico, mas considerando a qualidade dos originais, é um feito incrível. Vale lembrar aqui também que Superman II tem várias fan edits que misturam de maneiras diferentes o filme original e a versão de Richard Donner.
  • Two Exits From Pan’s Labyrinth: Fanedit que divide as tramas paralelas de O Labirinto do Fauno em dois filmes distintos: um seguindo Ofélia, centrado na fantasia; e outro baseado na subtrama da guerra civil espanhola. Mata o final ambíguo do filme de Guillermo Del Toro, mas é uma forma nova e interessantíssima de assisti-lo.
  • The Red Book of Westmarch: Edição da trilogia Senhor dos Anéis com o objetivo de ser o mais fiel aos livros quanto possível. Para tanto, o editor está dividindo a saga em seis partes, ou livros, como os filmes se entitulam. O segundo filme, por exemplo, “Book 2: The Ring Goes South”, começa na Valfenda, assim como a segunda parte do livro Sociedade do Anel. Vale à pena para os fãs mais ardorosos e aqueles que preferem filmes mais curtos.
  • Batman Consecution: Não gostei tanto assim desse, mas merece destaque. É uma coleção de curtas faneditados por diferentes fãs, com diferentes formatos e gêneros, parecido com o que foi feito no DVD Cavaleiro de Gotham. Naturalmente, alguns são mais bem-sucedidos do que outros.

Note que estes são os destaques apenas entre as fanedits que eu assisti. O site tem perfis e detalhes de mais de 300 fanedits, então você só vai saber o que mais lhe apetece se procurar por lá. E, claro, nem todas funcionam tão bem. E por mais que tentem, alguns filmes simplesmente não podem ser salvos. É o caso de Batman & Robin, que o corajoso Greencapt tentou melhorar com Batman & Robin: De-assified. Com uma hora cortada e apenas 66 minutos de duração, o filme ainda é doloroso de assistir.

Infelizmente, no final do ano passado, o site foi obrigado pela Motion Picture Association of America a retirar todos os links de download para as versões editadas dos filmes. Há algumas fanedits disponíveis nos principais sites de torrents, mas são uma pequena fração do acervo completo.

Mas pelo visto o fanedit.org conseguiu dar uma burlada na situação, hospedando os links de download direto no fórum Link Talk. Pra poder visualizar os links, você precisa se registrar e ter pelo menos 20 posts. É só agradecer por uploads em uma porrada de tópicos diferentes. Porém, na maioria esmagadora dos casos, as fanedits estão disponibilizadas como DVDs, divididos em dezenas de arquivos rar. Então se você não quiser demorar uma quantidade ridícula de tempo pra baixar o que quiser, sugiro pagar por uma conta Premium no Rapidshare, onde estão hospedados. Pague uns 15 reais por um mês, baixe adoidado tudo que quiser (com a ajuda de um gerenciador de download como FlashGet) e pronto.

Se estiver interessado, os fóruns do fanedit.org também têm vários tutoriais de como fazer sua própria edição. Devo admitir: eu já me senti tentado a fazer algumas. Quando você começa a assistir várias versões diferentes de um mesmo filme, como eu já fiz com as prequels de Star Wars, você começa a montar na sua cabeça o seu próprio filme.

Com a deixa de Star Wars, vou ficando por aqui. Na segunda e última parte, vou falar de algumas das MUITAS fanedits da saga do titio George, inclusive uma que supera os próprios lançamentos da LucasFilm.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: