Elenco: The Secret of Monkey Island

main-1

Hoje estreamos mais uma atração recorrente no Bacanarama, e mais um item da categoria “todo nerd gosta de _____” em que as listinhas se encaixam: bolação de elenco. Qual nerd que se preze que nunca pensou em algo do tipo?

E o elenco da vez é de um clássico jogo do PC. Um adventure das antigas da LucasArts. Da época em que ainda se chamava Lucasfilm Games. Quando nem todos os jogos da empresa tinham que ter as palavras “star” ou “wars”. Uma comédia pirata.

Tá, chega de dar dicas. Você leu o título da matéria. Sabe que estou falando de Monkey Island.

Mas se você nunca ouviu falar ou não jogou The Secret of Monkey Island, primeiro deveria ter vergonha. Depois, fica calmo que explico: o game conta a história do aspirante a pirata Guybrush Threepwood, que precisa se provar aos três piratas-chefes para virar um bucaneiro de verdade. Guybrush logo se encontra no caminho do infame Pirata Fantasma LeChuck, que pretende se casar com a governadora de Meleé Island, Elaine Marley, que o jovem aspira acaba de conhecer e declara ser o amor da vida dele. Isso leva Guybrush a juntar uma tripulação em um barco usado, aprender a milenar arte de esgrima de insultos, até chegar na lendária Ilha dos Macacos, onde Threepwood finalmente enfrentará seu algoz pelo amor da bela Elaine.

Simples, não?

O problema de se levar Monkey Island para os cinemas hoje em dia é que as paródias de gêneros (categoria na qual MI se encaixa) foram praticamente dizimadas do gosto público, depois de catástrofes como Uma Comédia Nada Romântica, Deu a Louca Em Hollywood e Espartalhões. Fora isso, adaptações de games em geral não são exatamente bem-vistas. Claramente, um filme baseado em Monkey Island seria difícil de acontecer.

“Não se reunissem o pessoal a seguir”, eu digo.

Tudo começa com um bom diretor. Fico com Edgar Wright, uma das mentes por trás do fantástico seriado inglês Spaced, além das melhores sátiras dos últimos anos: Shaun of the Dead (me recuso a dizer o ridículo título em português), que zoa filmes de zumbis, e Chumbo Grosso, homenagem aos filmes de ação buddy cop (como Máquina Mortífera e Bad Boys).

A seguir, vejamos o elenco propriamente dito…

Guybrush Threepwood: Zach Braff.

Zach Braff como Guybrush Threepwood

Zach Braff como Guybrush Threepwood

Não tem outra escolha. O JD de Scrubs já é a cara do personagem, tirando a cor do cabelo. Mas ambos têm um entusiasmo persistente e ingênuo, que fazem deles improváveis candidatos a piratas. Até parece que um foi baseado no outro.

Elaine Marley: Anna Friel.

Anna Friel como Elaine Marley

Anna Friel como Elaine Marley

Elaine precisa de uma intérprete que não só possa mostrar que é durona, mas que tenha carisma o bastante pra ser a mulher dos sonhos dos maiores piratas do caribe®. Anna Friel, a Chuck de Pushing Daisies, mostrou que tem ambos de sobra ao interpretar a belezinha ruiva no seriado.

O Pirata Fantasma LeChuck: Stephen Fry.

Stephen Fry como LeChuck

Stephen Fry como LeChuck

Escolha dificílima. LeChuck tem tudo pra ser um vilão cômico tão memorável e roubador de cenas como o Dr. Evil. Mas como Mike Myers anda péssimo esses dias, não é uma opção confiável. Para LeChuck, uma boa opção seria uma nada óbvia, desconhecida do grande público: Stephen Fry, que já tem o porte necessário, uma voz natural grave e aclamado talento cômico. Já faz muito tempo que Fry (que fez a voz do Guia do Mochileiro das Galáxias) vem merecendo sucesso maior do que tem.

Voodoo Lady: Queen Latifah.

Queen Latifah como a Voodoo Lady

Queen Latifah como a Voodoo Lady

As opções aqui não são muitas. Vou com Queen Latifah porque, apesar de desastres como A Casa Caiu, ela de vez em quando mostra um pingo de talento, como em Mais Estranho Que A Ficção e As Férias da Minha Vida. Tenho certeza de que Wright poderia extrair mais esse lado dela. E olha só a foto! Não dá pra dizer que ela não se encaixa no papel.

Stan, vendedor de navios usados: Bruce Campbell.

Bruce Campbell como Stan

Bruce Campbell como Stan

Assim como a escolha de Zach Braff, não há dúvidas aqui. Bruce Campbell não só fez sua carreira a partir de canastrices, como fez disso sua persona. Coloque um paletó xadrez e um chapéuzão no cara e você tem seu Stan perfeito.

Herman Toothrot: Bill Nighy.

Bill Nighy como Herman Toothrot

Bill Nighy como Herman Toothrot

Edgar Wright tem uma trupe que sempre gosta de ter em seus filmes, como Simon Pegg, Nick Frost, e o escolhido para Herman Toothrot, eremita que Guybrush encontra em Monkey Island: Bill Nighy. Esse clássico ator inglês já fez todo tipo de papel em todo o tipo de filme (inclusive o Davy Jones naquela outra franquia com piratas), e com certeza não teria problemas pra se sentir à vontade aqui.

A série tem muitos outros personagens memoráveis, como Murray a caveira demoníaca, e Wally o cartógrafo, que só aparecem nos outros jogos. Mas ei! Se aquele filme pornô de piratas consegue uma continuação, porque não Monkey Island?!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: